sociedade

Todos Choram em Santa Maria

Nos últimos dias Santa Maria está passando por um momento doloroso, esse momento é o julgamento da tragédia da boate Kiss que vitimou duzentos e quarenta e duas pessoas.Relembrar estes acontecimentos trás todas a dor é o sofrimento de volta, os entes queridos são relembramos e as famílias destes pedem justiça. Pedem que aqueles que são considerados réus no processo paguem pela tragédia ocorrida.

Santa Maria sofre desde então, as famílias enlutadas esperam alguma resposta do poder judiciário, mas tenho minhas dúvidas se a resposta que virá será suficiente, acho que não. Aconteça o que acontecer existirão aqueles que não irão concordar com o resultado do julgamento, irão falar que a pena foi branda, que o judiciário foi leniente. O conselho de sentença terá suas razões para tomar a decisão que tomar e ela deve ser respeitada por todos, gostando ou não.

A vida de todos foi marcada por esta tragédia, a cidade como um todo sofreu e ainda sofre, os envolvidos direta e indiretamente sofreram e sofrem, os réus estarão marcados pelo resto da vida pelo que aconteceu e certamente sofrerão as consequências. Se por acaso a justiça absolver algum réu este também sofrerá porque o que aconteceu não poderá ser esquecido e será sempre recordado.

A dor é grande, o sofrimento coletivo é enorme, lembrar aqueles que morreram é uma forma de atenuar a dor é trazer um pouco de paz as famílias. Respeitar esse momento, estas famílias é primordial. Santa Maria precisa curar as suas feridas, é importante que as famílias possam ter um lugar em que possam relembrar seus entes queridos e homenageá-los. A prefeitura de Santa Maria precisa logo pensar e trabalhar nisto. 

Passado o julgamento, os réus foram condenados, podemos pensar que a justiça foi feita, mas pergunto, foi feita para quem? Passamos por momentos de dor, a dor agora pode ser ainda maior e mais profunda. Teremos momentos onde as lágrimas irão correr pelos nossos olhos, a tragédia que ocorreu ainda estará dentro de nós. Existem culpados mas devemos lembrar que certamente também sofreram e sofrem com o que aconteceu, todos perderam amigos, colegas de trabalho, colegas na faculdade, funcionários. Ao olhar para o outro devemos nos colocar no lugar dele para assim tentar compreender o que esta pessoa está passando. 

Santa Maria chora, o futuro para todos é incerto, o que saberemos é que o sofrimento e a tristeza permanecerá por bastante tempo. É papel de cada um de nós ajudar as famílias a buscarem um caminho de conforto e que amenize a vida no futuro. O luto das famílias bem como à espera por justiça passará em algum momento e devemos estar prontos para dar todo o suporte necessário a elas. 

Celebrar a vida de todos os entes queridos que morreram na tragédia é certamente o melhor caminho para curar as feridas abertas naquele dia fatídico de 27 de janeiro de 2013. Lembrar dos momentos bons, do carinho e do sorriso de cada um irá trazer conforto para todos os nossos corações.

E qual será o futuro de Santa Maria? Será que finalmente após quase dez anos as duzentas e quarenta e duas vítimas desta tragédia poderão descansar, seus pais poderão ter algum conforto e continuar com. Suas vidas e a cidade começar a curar as suas profundas feridas? Sinceramente espero que sim, Santa Maria precisa disto.

Força Santa Maria, desejo força a todas as famílias que ainda choram por causa da tragédia, força àqueles que de alguma forma viveram aquele dia e estiveram envolvidos nos acontecimentos. Desejo a todos dias melhores, que o amor que temos uns pelos outros e por aqueles que se foram nos conforte e nos faça viver bem. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A longo prazo, todos estaremos mortos

Próximo

Político apolítico